Carlsberg Cup: Jogo pobre, resultado nulo

14-01-2010 07:10

FC Porto e Académica proporcionaram um pobre espectáculo de futebol no Estádio Cidade de Coimbra, com o embate entre os dois primeiros do grupo A da Carlsberg Cup a resultar num empate sem golos. Com muitas alterações em ambas as equipas, foi a Académica a melhor durante a primeira parte da partida, enquanto o FC Porto foi superior no segundo tempo, ainda que exibindo muitas debilidades na criação de jogadas ofensivas. Com este resultado tudo está em aberto no grupo.

Tal como se previa, ambas as equipas apresentaram diversas alterações aos onzes habitualmente utilizados, principalmente os dragões que apenas tiveram em Fucile o único representante das principais figuras do plantel azul e branco. Com a Académica a exibir-se no seu habitual 4x3x3, Jesualdo Ferreira fez alinha a sua equipa num sistema pouco habitual com a presença de 4 médios, com Prediger a pivot, Tomas Costa mais à direita e Guarin mais à esquerda, tendo Valeri a missão de médio ofensivo mas por vezes de extremo direito. Na frente de ataque actuava Farías, com Mariano como extremo esquerdo.

Este foi um encontro em que mais uma vez o FC Porto exibiu um futebol pouco agradável, com diversas perdas de bola na transição ofensiva, e teve a oposição de uma equipa bem organizada que controlou grande parte do jogo. Nos primeiros 45 minutos os campeões nacionais não criaram qualquer situação de golo para a baliza de Rui Nereu, enquanto os estudantes obrigaram Nuno Espírito Santo a algumas intervenções para evitar o golo adversário. O nulo ao intervalo aceitava-se, mas era a Académica que se exibia em plano superior no relvado do Estádio Cidade de Coimbra, apesar de algum equilíbrio de forças nos últimos minutos do primeiro tempo.

A segunda parte começou na mesma toada da primeira, com o FC Porto a sentir dificuldades na troca de bola, e Jesualdo Ferreira fez sair Prediger para entrar Orlando Sá, o que definiu a equipa num claro 4x4x2. Tomás Costa assumiu o papel de Prediger como pivot defensivo, Guarin actuava mais pela esquerda, Mariano pela direita e Valeri era o médio ofensivo, que pouco depois deu lugar ao jovem Sérgio Oliveira.

Os campeões nacionais melhoraram o seu jogo, que no entanto continuava demasiado lento e errático para que o domínio fosse claramente azul e branco. Aos 80 minutos Sérgio Oliveira beneficiou mesmo da melhor oportunidade de golo do jogo, já que falhou por muito pouco uma emenda dentro da área após uma boa jogada individual de Guarin. Jesualdo Ferreira ainda procurou refrescar o seu ataque trocando Farías por Yero, mas o jogo terminaria mesmo com a Académica a criar dificuldades ao último reduto portista, sem no entanto daí resultar qualquer alteração no marcador.

Com este resultado, estudantes e dragões falham a qualificação imediata para a fase seguinte da Carlsberg Cup e deixam tudo em aberto para a última ronda do grupo A, já que continuam com 4 pontos cada, com Leixões e Estoril a somarem 1 ponto. O FC Porto irá agora deslocar-se ao terreno do Estoril Praia, enquanto a Académica joga em Matosinhos frente ao Leixões

Voltar

Procurar no site

© 2013 Todos os direitos reservados ao Mais Desporto